Taça da Imigração valoriza o legado germânico e a garra do futebol do interior

Outras 09/11/2021
Fotos: divulgação Texto: Carlos Renato Thiel – Assessoria do vereador Cleber Pereira (DEM)

A bola já tem data para rolar oficialmente na Primeira Edição da “Taça da Imigração”, que inicia no próximo dia 13 de Novembro na Linha General Osório. A competição é alusiva às comemorações de aniversário dos 172 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul, contando com a participação de quatro equipes de diferentes comunidades do município, previamente convidadas.

A reunião inicial que definiu os rumos do campeonato ocorreu na noite da última segunda-feira (25) contando com representantes dos clubes envolvidos. São eles: FC Rio Pardinho, EC Linha Santa Cruz, SRE Monterey e da Liga Integração São Martinho Paredão.

Todos aceitaram a proposta do certame, que objetiva celebrar a imigração alemã e integrar as comunidades através do esporte. Uma das regras acordadas foi utilizar jogadores locais e que já integram as referidas equipes.

De acordo com o porta-voz da diretoria e coordenador da Lifasc, Décio Hochscheidt, a ideia surgiu em 2019, quando foi realizado um torneio no Estádio do Imigrante como parte da programação especial preparada para as comemorações aos então 170 anos da chegada dos primeiros imigrantes às nossas terras. “Pensamos em dar continuidade à programação esportiva no calendário de eventos programados para os festejos do aniversário da Imigração deste ano. Assim chegamos ao consenso de transformar o torneio em um campeonato, pois dessa forma vamos envolver mais comunidades e suas localidades”, disse Hochscheidt.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Professor Cleber (DEM) elogiou os organizadores pela iniciativa que, de acordo com ele, faz o desenvolvimento do interior do município através do esporte. “Esse campeonato engrandece ainda mais nosso interior. Parabéns aos organizadores e que cada ano o evento seja maior”, comentou.

Pereira citou que luta através da Câmara para investimentos do Executivo Municipal em prol de melhorias na infra-estrutura dos campos do interior. Os jogos terão início no dia 13 de novembro, em Linha General Osório, onde será mandante a equipe do Integração São Martinho Paredão. Todos os jogos serão realizados nos campos das equipes participantes, localizados em cada comunidade, no total de quatro rodadas e oito jogos, e respeitarão os regramentos e protocolos sanitários.  O patrocínio do evento é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e integra as festividades dos 172 anos da imigração e colonização alemã no município.

Texto: Carlos Renato Thiel

Obs: Anexos contem folder do Campeonato e tabela de jogos