Vereadores aprovam projeto para redução de salários de cargos da mesa

Outras 05/01/2017
Fotos: Jacson Miguel Stülp Texto: Jacson Miguel Stülp - Jornalista - MTb/RS 9.692 Assessor de imprensa | Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou no final da manhã desta quinta-feira, dia 5, uma reunião extraordinária para a votação do projeto para a redução de salários dos cargos em comissão da mesa diretora. A iniciativa, proposta pelo presidente do Poder Legislativo, Paulo Henrique Lersch (PT), foi aprovada por unanimidade em plenário e vai permitir uma economia de R$ 240 mil por ano ao Legislativo.

Veja o vídeo da sessão

A oposição ainda propôs duas emendas visando a extinção de três cargos, o que iria aumentar ainda mais a economia, mas ela acabou sendo vetada pela maioria do Governo. O presidente do Poder Legislativo, Paulo Henrique Lersch, se disse satisfeito com a mudança. “Estamos preocupados com o fato de estarmos com o limite de gastos com a folha de pessoal em 2%, mas também ouvimos o anseio da comunidade, já que esses cargos alterados tinham uma remuneração muito grande e fizemos uma equiparação com a realidade das demais funções”, observa Lersch.

Pelo projeto aprovado, cinco cargos terão os salários reduzidos. Com isso, à exceção do diretor geral, os demais deixarão de receber mais do que os vereadores. Além disso, o presidente Paulo Lersch (PT), que articulou o projeto, também anunciou que não vai renovar duas funções gratificadas (FGs) que somam R$ 5,6 mil por mês.

Lersch disse ainda que irá acompanhar de muito perto o comportamento dos cofres municipais para que não extrapole o limite com a folha no Poder Legislativo. Destacou que em abril irá avaliar a concessão de aumento aos servidores da Câmara, que geralmente fica atrelado à reposição salarial do Executivo. “Vamos avaliar a possibilidade de congelar os salários”, citou.

A oposição chegou a apresentar duas emendas durante a sessão. Uma delas pedia que fossem extintos três cargos: assessor de imprensa, assessor de plenário e comissões e assessor parlamentar especial, criados em 2011. No entanto, durante a votação a base aliada derrubou a emenda.

O líder da oposição, vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), lembrou que a intenção foi a de colaborar com a mesa da Câmara, e não afrontar ao projeto que vinha sendo apresentado. A redução dos cargos é uma decisão que se impunha por causa da adequação à realidade de mercado e não apenas por causa do limite de 2%”, poderou.

O vereador do PSDB, Alceu Crestani, que ocupava a presidência no ano passado, lembrou que mesmo com gastos com a transferência do prédio para um novo local, o Poder Legislativo devolveu aos cofres do município a quantia de R$ 9,4 milhões e atuou sem gastos com diárias.

Comissões

Na sessão extraordinária desta quinta-feira também foram definidas as comissões para o ano de 2016. A comissão de Constituição e Justiça será composta por Edmar Guilherme Hermany (PP), Alexsander Knak (PMDB) e Francisco Carlos Smidt (PTB); a de Finanças e Orçamento, Mathias Emílio Bertram (PTB), Elstor Renato Desbessell (PTB) e Ari Thessing (PT); Obras e Serviços Públicos, André Francisco Scheibler (SD), Mathias Emílio Bertram (PTB) e Hildo Ney Caspary (PP); Saúde, Ação Social e Meio Ambiente, Bruna Jeanine Molz (PTB), Neiva Teresinha Marques (PTB) e Alceu Crestani (PSDB); Defesa dos Direitos Humanos, Gerson Luís Trevisan (PSDB), Licério Agnes (PP) e Luís Carlos Fagundes Ruas (PTB); Agricultura e Pecuária, Elo Ari Schneiders (SD), Elstor Renato Desbessell (PTB) e Alceu Crestani (PSDB); Educação e Cultura, Alexander Knak (PMDB), Alceu Crestani (PMDB) e Neiva Teresinha Marques (PTB); Segurança Pública, Gerson Luís Trevisan (PSDB), Ari Thessing (PT) e Licério José Agnes (PP) e Juventude e Esporte, Bruna Jeanine Molz (PTB), André Francisco Scheibler (SD) e Edmar Guilherme Hermany (PP).