Sessão solene marca os 20 anos da Guarda Municipal

Outras 24/05/2016

Numa proposição do vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB), foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 23, uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A sessão contou com a presença da vice-prefeita Helena Hermany; do secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Delsio Maayer; do corregedor da Guarda Municipal, Elstor Jochims; e do coordenador da Guarda, José Joaquim Dias Barbosa.

Veja o vídeo da sessão

Segundo o autor da proposição, vereador Gerson Trevisan, a Guarda Municipal tem uma importância fundamental na atuação da segurança no município. “Reconhecer este trabalho que é realizado há 20 anos é também reforçar a importância da atividade nas ações do dia-a-dia”, destacou. O corregedor da Guarda Municipal, Elstor Jochims, falou em nome da corporação e fez uma explanação das atividades realizadas pela Guarda Municipal.

História

Vinculada à secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, a Guarda Municipal atua há em Santa Cruz do Sul. Os primeiros passos surgiram através do preenchimento de cargos por meio de um concurso público. A posse dos novos guardas foi realizada no dia 14 de maio de 1996.

A instituição foi criada através da lei 3.657, de 18 de dezembro de 2000. Esta foi revogada pela lei 320, de 13 de julho de 2006, que abrangia a Diretoria para Assuntos de Segurança e Cidadania, a Guarda Municipal, a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda. A partir deste momento, os cargos de vigia também passaram a ser chamados de guardas municipais.

Em sua estrutura atual, a Guarda Municipal, que também compõe a Defesa Civil, possui um efetivo de dois inspetores de guarda, quatro guardas municipais femininos e 66 masculinos, num total de 72. Na parte de estrutura conta com oito viaturas que atuam nas mais diversas atividades e uma viatura da Defesa Civil.

Entre as atribuições constitucionais da instituição estão a proteção e segurança do patrimônio público, bem como seus serviços e bens, além do bem estar das pessoas que por eles transitam direta. O raio de ação da segurança é ampliado através do sistema de vigilância por videomonitoramento composto por 40 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

A Guarda Municipal atua em apoio a todas as Secretarias da Administração Municipal. Através da Abordagem Social, realiza uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, por meio de seus Monitores Sociais e Redutores de Danos. Percorre, ainda por diversos pontos turísticos de Santa Cruz do Sul a procura de dependentes químicos e pessoas em alto risco de vulnerabilidade social, no intuito de auxiliá-los, conduzindo-os para atendimento médico e, após, para o Albergue Municipal. Neste, recebem alimentação, roupas, material de higiene pessoal e podem pernoitar.