Projeto visa a criação da Academia Santa-cruzense de Letras

Outras 19/08/2016

Cinco projetos ingressaram na pauta da sessão da Câmara de Vereadores para a próxima segunda-feira, dia 22, às 17h. Após ocorre sessão solene em homenagem aos 25 anos do projeto Verde É Vida da Afubra, proposta pelo vereador Alberto João Heck (PT).

Veja a pauta completa

Os projetos em análise são o de autoria do Poder Executivo, que autoriza o fechamento do Loteamento Residencial André Luiz Backes. De autoria do vereador Nasário Bohnen (PP), ingressou o projeto para a criação da Academia Santa-cruzense de Letras.

A justificativa do vereador é que o município, ao longo de sua história, tem demonstrado que várias pessoas se ocuparam intensamente com as letras, o que tornou estas pessoas destacadas na formação, produção e difusão de vários valores, entre eles, o cultural. “Hoje, percebemos que esta sadia ocupação com as letras continua sendo parte do cotidiano de muitas pessoas. Para que estas pessoas possam ocupar um lugar de destaque e para que a comunidade possa reconhecer a sua importância em função do cultivo das letras, estamos propondo a criação de uma Academia de Letras, no município”, destacou.

Esta Academia terá o objetivo de promover a cultura da língua portuguesa e da literatura brasileira em Santa Cruz do Sul, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro, a ética, a cidadania, a democracia, e outros valores interligados à cultura e à Literatura Brasileira, e estudos, pesquisas e programas para desenvolver a cultura e a literatura santa-cruzense.

Outros projetos que ingressaram são o de autoria de Edmar Hermany (PP), que denomina praça esportiva do Bairro Esmeraldo de “Estádio Municipal Gildo Schuster”; de autoria do vereador Nasário Eliseu Bohnen (PP), que denomina via pública de rua Guido Ernani Kuhn, rua Rene Carlos Beckenkamp, rua Irma Olga Knudsen e rua Wilson Kniphoff da Cruz. Já de autoria de Francisco Carlos Smidt (PTB) ingressou o projeto para a concessão do título de Cidadão Honorário a Romeu Inácio Neumann.

Entre os pedidos de informação está o da vereadora Rejane Maria Nunes Frantz Henn (PT) para o envio à Câmara da lista de suplentes do Residencial Viver Bem e a canalização da vala situada às margens da Rua Bela Vista; do vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB) para melhorias nas bocas de lobo e cordões existentes na confluência da Rua Doutor Raul Gaspar Bartholomay com a rua Barão do Arroio Grande e para melhorias no calçamento  defronte ao prédio do INSS e no calçamento na Rua Bagé, próximo ao imóvel nº 186. O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) indica a colocação de placas de sinalização de trânsito no Loteamento Arroio Grande II; o vereador Ari Thessing (PT), a troca da canalização em trajeto da Rua 28 de Outubro. Entre os requerimentos, está o pedido do vereador Edmar Guilherme Hermany  (PP), para a realização de reunião especial sobre a segurança pública.