Notícias

Departamento de Futebol Monte Alverne recebe homenagem pelos 40 anos

Outras 11/06/2018
Departamento de Futebol Monte Alverne recebe homenagem pelos 40 anos
Fotos: Jacson Miguel Stülp Texto: Jacson Miguel Stülp Jornalista - MTb/RS 9.692 Assessor de imprensa | Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Numa iniciativa do vereador Alceu Crestani (PSDB), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma sessão solene para a homenagem aos 40 anos do Departamento de Futebol Monte Alverne (DFMA). A sessão contou com a presença de desportistas do 3º Distrito e de todo o município, que prestigiaram a homenagem.

Confira o vídeo da sessão

A mesa foi composta pelo presidente Bruno Cesar Faller (PDT); Alex Knak (MDB); secretário de Segurança, Cidadania e Esportes, Henrique Hermany; subprefeito de Monte Alverne, Mauri Frantz; presidente do DFMA, Berenice Bohnen; e 1ª princesa do DFMA, Julia Budde.

O vereador proponente, Alceu Crestani, fez um breve relato histórico do Departamento. “Recheado de árduas vitórias, saborosas conquistas, e uma alma esportista que parece não ter fim, faz com que o Departamento de Futebol Monte Alverne, seja especial no que se fala em união e força de todos esses times fantásticos de onde se escreve essa bonita história, a gente sabe que nem tudo são “flores”, mas se realmente houver perseverança a mágica acontece”, apontou.

Alceu lembrou um pouco da sua trajetória pelo departamento, quando apitou muitos jogos do Campeonato Monte Alverne, foi presidente da Sociedade Esportiva e Recreativa Saraiva, mas foi no Departamento onde foi presidente por oi anos para ser mais exato entre 1982/83/85/86/88/93/2001/2002,  sendo o presidente que mais tempo comandou o departamento.

Lembrou ainda da sua gestão quando introduziu em 1985, a escolha da Garota Esporte, momento em que iniciou-se o toque feminino no futebol amador e que veio culminar com uma diretoria inteiramente feminina. Também lembrou de desportistas como o desportista Roque Bohnen, que junto com Rudi Mahl, fundaram o Campeonato Vale do Castelhano

Times

Crestani ainda lembrou os 32 times que fizeram parte dos 40 anos e que posteriormente, receberam um diploma pela homenagem na Câmara: São José, Juventude, Bangu, Saraiva, General Osório, Gaúcho, Guarani, Monterey, Flor de Maio, Atlético de Linha Nova, Amizade, São Martinho, Cruzeiro, União de 4ª Lª. Nova Alta, Palmeiras, Brasil, Esportivo, Linha Armando, Santa Catarina, Esperança, Linha Nova, Boa Vista, Flamengo, Boa Vontade, Xavantes, Juventus, Avante, Floriano, Centenário, 11 unidos e Canarinho.

Ainda foram homenageados os ex-presidentes do DFMA: Günder Erineu Bender (in memoriam), Walter Edegar Zappe (in memoriam), Dornélio Dreissig, Alceu Crestani, José Romeu Jänisch, Armin Kist, Eroni Zappe, Rudi Mahl (in memoriam), Erno Bauermann, Juan Aguirre Sepulveda, Mauri Frantz, Marlise Schulz Grenzel, Roque José Sehn, Henrique Hermany, Vitor Bauermann e Berenice Bohnen.

A presidente do DFMA, Berenice Bohnen, lembrou a trajetória do departamento e o legado deixado pelos antigos dirigentes. Destacou ainda a sua equipe de trabalho – formada unicamente por mulheres – e os torcedores que são a verdadeira razão de existir. Por outro lado, lembrou ainda o livro “Bola no Pé, Coração na Mão”, que foi lançado e que resgata a memória do departamento ao longo dos anos.