Câmara rejeita projeto que propunha diminuição do recesso para 30 dias

Outras 21/11/2017

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul fez a votação de dois projetos na sessão desta segunda-feira, dia 20. Na pauta de votações esteve o projeto de lei de autoria do vereador Alex Knak (PMDB), que propunha a diminuição do período de recesso do Legislativo dos atuais 60 dias – entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro, para apenas 30 dias ,- entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, sendo que no primeiro ano de legislatura, o início do período legislativo aconteceria no dia 1º de janeiro.

Veja a sessão aqui

Knak justificou seu projeto dizendo que é preciso diminuir o recesso, pois no período atual é inconcebível que os vereadores permaneçam 60 dias sem prestar serviços a comunidade, em especial, a realização de sessões de votação.

O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) foi um dos que se posicionou de forma contrária à matéria, salientando que o vereador está 24 horas à disposição da comunidade, e o recesso não significa que não está trabalhando para a população. Em votação, a matéria não teve votos suficientes para ir para o segundo turno, pois precisava de dois terços. Os votos contrários foram dos vereadores Francisco Carlos Smidt e Elstor Desbessell (PTB), Edmar Hermany, Hildo Ney Caspary e Licério Agnes (PP) e André Scheibler (SD) e Paulo Henrique Lersch (PT).

Outra matéria que foi votada e aprovada, de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (PP),  propunha que a transferência do feriado de 25 de julho, quando cai em dia da semana, para a segunda-feira. Os votos contrários foram de Bruno Faller (PDT), Gerson Trevisan (PSDB), Elstor Desbessell e Francisco Carlos Smidt (PTB), Edmar Hermany (PP), André Scheibler (SD), Alex Knak (PMDB) e Alceu Crestani (PSDB), com voto de minerva pela aprovação do presidente Paulo Henrique Lersch (PT).

Informações

Ainda foram aprovadas indicações e pedidos de informações. O vereador André Francisco Scheibler (SD) requer informações a respeito da reabertura do Posto de Saúde do Bairro Ana Nery. Francisco Carlos Smidt (PTB) busca informações sobre a lista de pessoas aguardando por cirurgia de traumatologia e de ruas em condições de seres pavimentadas.

O vereador Mathias Bertram (PTB) indica ao Executivo que retire o projeto de lei que doa imóvel, em Pinheiral, à Associação dos Guardas Municipais, a colocação de parada de ônibus na Rua Ayrton Senna e a instalação de equipamentos – portas de USB – para carga e recarga de aparelhos eletrônicos nas novas paradas de ônibus.

Luisinho Ruas (PTB) indica a colocação de tampa na boca de lobo, localizada na Rua Professor Arno Gressler, a implantação de praça com academia ao ar livre em área do Município, no Loteamento Novo Horizonte.

Francisco Carlos Smidt (PTB) requer a realização de melhorias na Rua Helmuth Jungblut. Gerson Trevisan indica a colocação de piso de concreto na quadra de esportes existente junto à praça do Bairro Schulz e a conclusão da canalização do Arroio Jucuri, no Bairro Santo Inácio e a reposição da cerca de proteção na Escola Conveniada Associação Educacional Educar e Brincar. Kelly Moraes solicita a realização de melhorias na estrada que dá acesso ao Rincão do Sobrado e a Linha João Alves, de melhorias na praça do Bairro Bonfim, a viabilização da inclusão da Travessa Kurtz no transporte escolar.

Licério Agnes indica a realização de reparos no calçamento da Rua Boaventura Kolberg. Elstor Desbessell (PTB) requer o patrolamento e encascalhamento da estrada geral Travessa Leopoldina e da estrada geral de Linha João Alves, a denominação do novo viaduto de Linha Santa Cruz de “Viaduto Deputado Silverius Kist”. Alex Knak (PMDB) indica aos Correios a disponibilização do serviço de correios no Loteamento Terra Vista.