Câmara aprova Plano Plurianual e mais 13 projetos

Outras 18/09/2017

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou 13 projetos e acolheu um veto do prefeito na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 18. Entre os destaques está a aprovação do Plano Plurianual para o quadriênio 2018-2021. Além disso, houve acolhida ao veto do prefeito ao projeto de lei do vereador Alex Knak (PMDB), que isentava os cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) da taxa de concursos públicos municipais.

Veja a sessão aqui

O vereador Alex Knak usou a tribuna para defender a matéria, alegando que a matéria não se apresentava de forma inconstitucional, como foi justificado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). A matéria teve votos contrários ao veto dos vereadores Francisco Carlos Smidt, Bruna Molz, Kelly Moraes e Luizinho Ruas (PTB) e Alex Knak (PMDB).

Foram aprovados por unanimidade a abertura de crédito de R$ 22.987,59 para o custeio de despesas da Secretaria da Agricultura; a cedência do imóvel à Coopersanta; a permuta de imóveis para a implantação de um cemitério em Rio Pardinho; a alteração do projeto para a doação de imóvel para a construção do Centro Integrado de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Sul (Cidesc); a revogação das leis que dispõem de normas para concessão de auxílios e subvenções; a alteração da lei que cede equipamentos à Associação de Moradores do Bairro Santa Vitória, para a instalação do Centro de Acesso à Tecnologia para a Inclusão Social; a alteração da lei, modificando sua vigência, que autoriza o repasse de 24 parcelas de R$ 14 mil ao Instituto Humanitas Fraternidade (IHF); a contratação de um servente ,um operário, um agente de combate a endemias e a contratação temporária de dois auxiliares de disciplina; a abertura de crédito especial no valor de R$ 107.980,00 para serem repassados à Coopersanta.

Entre os pedidos de informação aprovados estão o do vereador Luisinho Ruas (PTB) requer o motivo da professora Cíntia Knak ter deixado o cargo de Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Pequeninos do Faxinal. A vereadora Bruna Molz (PTB) busca informações referente a castração de animais no Canil Municipal.

O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) encaminhou pedido de informações à Corsan referente à causa dos vazamentos na confluência da Rua Marechal Deodoro com a Rua Joaquim Murtinho. André Francisco Scheibler (SD) solicita os valores cobrados por serviços relacionados ao programa Patrulha Agrícola.

Entre as indicações, André Scheibler (SD) requer melhorias na sinalização de trânsito na Rua José de Alencar esquina com a Rua Oswaldo Aranha e a instalação de semáforo na Rua Paul Harris esquina com a Rua Capitão Fernando Tatsch.

Luizinho Ruas (PTB) requer a destinação de novo local para o aterro sanitário. Alex Knak (PMDB) busca a colocação de passeio público nas ruas Homero Viana, Professor Antônio Koehler, Dr. Guilherme Hildebrand e Carlos Augusto Bert, a pavimentação do acesso à Rua Roman Riesch, a realização de melhorias na Rua José Severino Pick via tecnologia Con-Aid.

Bruna Molz (PTB) indica a disponibilização de número telefônico para denúncias referente animais abandonados e vítimas de maus-tratos. A comissão Saúde, Ação Social e Meio Ambiente requer a disponibilização de Agente Comunitário de Saúde para Linha Arroio do Tigre e mais um Médico para o posto de saúde de Monte Alverne.

A vereadora Kelly Moraes (PTB) sugere a mudança de local ou recuo do estacionamento para motos na Rua Gaspar Silveira Martins esquina com a Rua Thomas Flores. Mathias Bertram (PTB) requer a instalação de mureta na Av. Deputado Euclydes N. Kliemann próximo ao imóvel nº 131 e a busca de solução para a divergência da área de domínio na RSC-287.

O vereador Bruno César Faller (PDT) indica a disponibilização de mais fichas de atendimento na Estratégia Saúde de Família – ESF do Bairro Margarida. Edmar Guilherme Hermany (PP) requer a pavimentação da Travessa Ibirubá, da Rua Marques de Souza, de trajeto da Rua Conselheiro Theodoro Albrecht. Gerson Trevisan (PSDB) requer a colocação de iluminação pública na Rua Santo Augusto e a melhoria na pavimentação na confluência das ruas Piauí com a Dr. Arthur Germano Fett.