Benedito Bicca Pires recebe título de Cidadão Santa-cruzense

Outras 25/10/2016

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou na noite desta segunda-feira, dia 24, uma sessão especial para a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense a Benedito Bicca Pires, numa proposição do vereador Ilário Keller (SD). O evento contou com a presença de grande público, entre familiares, colegas contadores e pessoas em geral, que prestigiou a entrega da distinção.

Veja a sessão solene

A mesa foi composta pelo presidente do Poder Legislativo, Alceu Crestni (PSDB): pela vice-prefeita Helena Hermany; vereadora Solange Finger (SD); pelo presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo, Valdir Bruxel; Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e representante do presidente do CRC-RS, Mário Kist; do advogado superior do Instituto das Famílias de Schoenstatt no Brasil, José Alberto Nassif e pelo padre Zeno Rech, vigário-geral da Diocese de Santa Cruz do Sul.

Em seu pronunciamento, o vereador proponente da distinção, Ilário Keller, lembrou da trajetória de Bicca Pires e destacou eu recebeu a indicação para que o homenageasse de amigos. “Depois, me inteirando mais de sua trajetória, vejo o quão qualificado é a sua história para receber esta homenagem”, citou.

Para Benedito Bica Pires, ser Cidadão Santa-cruzense é motivo de felicidade e orgulho. “Santa Cruz do Sul além de linda, é uma das cidades não só economicamente, mas culturalmente mais importantes do Brasil. Uma cidade que amo e é o meu lar. Santa Cruz é uma cidade diferenciada e ser seu cidadão é um privilégio”, observou.

Trajetória

Benedito Bicca Pires é natural do distrito de Dois Cerros, Pantano Grande, onde nasceu em 2 de outubro de 1940. Iniciou sua vida escolar na Escola Dom Pedro I, na mesma localidade onde viveu na infância. Em 1953 passou a residir em Santa Cruz do Sul, cidade pela qual possui um carinho especial e grande orgulho em morar. Na época veio com seis pais e sete irmãos, sendo que aqui teve acesso ao estudo na Escola Senai, onde fez curso profissionalizante de mecânico ajustador. Após, completou o 1º Grau na Escola Ernesto Alves de Oliveira e aos 15 anos iniciou sua vida profissional na Cia de Fumos Santa Cruz.

No 2º Grau fez o curso de Técnico em Contabilidade no Colégio São Luís, atuando neste período, na Secretaria do Estado no setor de Obras Públicas. O curso superior aconteceu na Faculdade de Ciências Contábeis de Santa Cruz do Sul, sendo que para custeá-los trabalhou na Cia. De Cigarros Sinimbu e no ano de 1969 recebeu o diploma de bacharel.

Em 1970 decidiu investir integralmente na profissão de Contador, fundando seu próprio escritório contábil, ao qual denominou Escritório Contábil Fumocap, em homenagem a cidade de Santa Cruz, conhecida como Capital do fumo e que tão bem o acolheu. Em 1971 passou a ser sócio do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio pardo (Sincotec-VRP), atuando como membro da diretoria por mais de 30 anos. Na gestão de 2002-2003 foi presidente da entidade. Em 1986 passou a responder como Delegado Regional junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, até dezembro de 2010. Integrou ainda em 2002-2003 uma função como membro da diretoria da Federação dos Contabilistas do RS.

Além da vida profissional, Benedito Bicca Pires ainda mentem uma fé cristã que lhe move na vida profissional e na comunidade. Assim, atuou como tesoureiro na Paróquia do Divino Espírito Santo. Na Paróquia São João Batista da Catedral, atua desde 1980, tendo sido presidente na gestão de 1985-1986. Desde 1990 é ministro extraordinário na Paróquia São João Batista. Integra a diretoria do Cemitério Católico. Destaca que participou como membro do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos da Diocese em Santa Cruz do Sul. Também possui forte ligação ao Movimento Apostólico de Schoensttat, onde participa desde 1972. Na área social, é sócio da Sociedade Aliança Santa Cruz desde 1959, colaborando na diretoria em várias gestões.