Aplicativo para agilizar consultas e exames é proposta de vereador

Saúde 16/10/2018

O vereador Mathias Bertram (PTB) ingressou com uma indicação na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul para que a Secretaria Municipal de Saúde faça um estudo para viabilizar a criação de um aplicativo para dispositivo móvel para agendamento, confirmação e cancelamento de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde.
O objetivo, segundo o vereador, será facilitar a marcação de consultas e exames para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que na grande maioria das vezes enfrentam filas para acessar aos serviços e que, com a criação do aplicativo, poderão fazer o acompanhamento via celular.
Por outro lado, o vereador justifica que é grande o número de casos em que os pacientes não comparecem às consultas e exames agendados, sendo que as vagas ficam ociosas, sem que a fila pare de crescer. “Muitos usuários encontram dificuldades para desmarcar os procedimentos, em caso de desistência”, observa.
Bertram destaca que o aplicativo irá facilitar o acesso às consultas, garantindo uma maior agilidade e equidade entre os usuários, sendo que as vagas que ficarem disponíveis poderão ser reaproveitadas por outros usuários. O aplicativo poderia ter outras funções, como alertas de agendamento, orientações para preparo antes da consulta e cartão SUS virtual.