ACI recebe homenagem pelos seus 100 anos de atuação

Outras 18/09/2017

Uma rápida, mas concorrida sessão solene, marcou a passagem dos 100 anos da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. A homenagem foi proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) e reuniu, além da diretoria da ACI, empresários dos mais variados setores do município.

Veja a sessão aqui

A mesa foi composta pelo presidente Paulo Henrique Lersch, que conduziu os trabalhos; vereador Bruno Faller; César Cecchinatto, procurador geral do município e representante do prefeito Telmo Kirst; Ario Sabbi, presidente da ACI-SCS; Romeu Waechter, ex-presidente da ACI e representante dos demais ex-presidentes; Flávio Haas, representando a Fiergs; e Lucas Rubinger, vice-presidente da ACI e representante da Federasul.

Em seu discurso, o proponente Francisco Carlos Smidt, destacou a atuação da entidade empresarial ao longo de sua história. “A ACI é fruto de empresários visionários que tiveram o objetivo de fortalecer o comércio, a indústria e a prestação de serviços, estimulando seu crescimento”, observou. O desenvolvimento social e econômico do município se confunde com a história do município e sempre se envolveu em questões da sociedade. Atualmente, a entidade conta com 400 empresas associadas.

Segundo Smidt, a ACI sempre puxou o empreendedorismo no município. “A entidade tem um poder de interlocução com várias outras entidades, sendo que desenvolve um papel de grande relevância, sendo considerada uma referência entre todas as entidades do interior do Rio Grande do Sul”. Carlão lembrou ainda o projeto ACI 2015-2025, buscando a projeção dos próximos anos para os seus associados e entidades co-irmãs. Ele ainda mencionou a todos os presidentes, a partir do primeiro, em 1918, Teodoro Schiling, até chegar a Auro Schiling, atual presidente.

Agradecimento

O presidente Ario Sabbi destacou que muito honra a entidade receber a homenagem pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Ele citou que a entidade surgiu em meio aos empresários locais contra impostos federais. “Descobrimos que foi uma mobilização contra impostos federais – o imposto do selo – que motivou em 1918, a criação da entidade. Percebemos que os problemas do País se repetem ano após ano. Mais do que nunca precisamos como entidade representativa, fazermos a diferença para novas soluções para estabelecermos um novo modelo de gestão pública neste País, baseado na transparência, eficiência e ética”, citou.

Sabbi lembrou que a ACI esteve à frente de forma direta ou indireta dos principais pleitos da cidade, como a construção da universidade, a defesa do Lago Dourado, o resgate da Oktoberfest, a construção da primeira Feira de Negócios de Santa Cruz do Sul, a vinda do Sebrae para o município, a constituição da Junta Comercial, entre outras.

Uma placa foi entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Henrique Lersch, e pelo vereador proponente, Francisco Carlão Smidt, ao presidente da ACI, Ario Sabbi, e ao exp-presidente, Romeu Waechter.