Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul

1. Data do Protocolo
    22/11/2016
  2. Ementa
    Concede o Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao Sr. Germano Fernando Kelber.
  3. Situação
    Aprovado por unanimidade
Desejo acompanhar o andamento em meu e-mail

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 16/2016, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2016.

Concede  o Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao Sr. Germano Fernando Kelber.

Art. 1º Fica oficializado o Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao Sr. Germano Fernando Kelber.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

J U S T I F I C A T I V A

Senhor Presidente,
Senhores(as) Vereadores(as):

Ingressamos, nesta Casa Legislativa, com o Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2016, de 22 de novembro de 2016, pelo qual está sendo proposto o Titulo de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao Sr. Germano Fernando Kelber.

O Sr. Germano nasceu em Santa Cruz do Sul, aos 14 de julho de 1935, onde concluiu seus estudos. Prestou o serviço militar na Base Aérea de Porto Alegre, no 5º COMAR, em 1954.

Posteriormente, ingressou na Escola Varig de Aeronáutica e, ainda em Porto Alegre, foi funcionário da empresa MESBLA.

Sempre procurando um crescimento pessoal e profissional, seguiu a carreira bancária ao trabalhar no AGRIMER - Banco Agrícola Mercantil S/A, depois, União de Bancos Brasileiros S/A – UNIBANCO.

Como bancário, foi transferido para Santa Cruz do Sul, vindo residir na parte superior do UNIBANCO, situado na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Rua Tenente Coronel Brito. Em 1961, casou, em Santa Cruz do Sul, com a Sra. Gládis Leone Schmidtt Kelber, tendo o casal sido abençoado com dois filhos: Luis Fernando e Angélica Beatriz Keller e tem 3 netos.

Em 1969, foi promovido para Inspetor do UNIBANCO com base em São Paulo, onde atuou por mais de uma década, vindo a se aposentar como gerente.

O aspecto humanístico do senhor Germano Fernando Kelber sempre foi, e continua sendo, uma das suas características muito marcantes.

Assim, no dia 15 de abril de 1987, iniciou sua importantíssima atividade na Associação dos Aposentados de Santa Cruz do Sul – APOPESC, que fora fundada em 1º de outubro de 1982, pelo saudoso Sr. Dorval Knak.

A partir de então, já são 29 anos de atuação permanente, ininterrupta e exclusiva em prol dos direitos dos aposentados, pensionistas e idosos.

Nos primórdios, foram anos de muitas dificuldades. Apoio jurídico era o único serviço à disposição dos associados.

Contudo, gradativamente uma gama de serviços e benefícios foram sendo conquistados, sendo que, hoje, a APOPESC oferece aos seus associados atendimento nas áreas médica, odontológica, fisioterapia, jurídica, pilates, acupuntura, entre outras.

Nesta longa e exitosa atuação do Sr. Germano junto à APOPESC, está presente a sua participação em praticamente todas as funções da diretoria.

Foi Presidente e Vice-Presidente da entidade por diversas oportunidades. Atualmente, exerce o cargo de Tesoureiro.

Igualmente, participou durante diversas gestões como integrante da diretoria da Federação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos - FETAPERGS (POA) e  Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idoso - COBAP (Brasília).

Apesar do enorme crescimento da APOPESC na prestação de serviços ao seu público, o grande objetivo da associação e, particularmente do Sr. Germano, era a construção da sede própria.

Este sonho veio se tornar uma feliz realidade no dia 27 de março de 2009, sob a presidência do Sr. Germano, auxiliado por todos os colegas de diretoria, com a inauguração de uma moderna estrutura à disposição dos associados.

Homenageado em diversas oportunidades, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, notadamente à APOPESC, o Sr. Germano Fernando Kelber, ainda nos dias de hoje, com muita vitalidade e dinamismo, continua sendo um baluarte da entidade, servindo de exemplo a todos.

Diante do exposto é pertinente e justo que o Poder Legislativo conceda o Título de Cidadão Honorário a este cidadão, que fez do auxílio ao próximo, especialmente à Família dos Aposentados, a sua opção de vida.

Esperamos, portanto, que os nobres edis do colendo Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul aprovem o presente Projeto de Decreto Legislativo.

Vereador do PTB

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 16/2016, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2016.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

J U S T I F I C A T I V A

Senhor Presidente,