A Câmara

Institucional


O Poder Legislativo, em nível municipal, é exercido pela Câmara de Vereadores. Os Vereadores que a compõem são eleitos, por meio do sistema proporcional, pelos cidadãos com mais de 16 anos pelo voto direto e secreto.

As principais funções da Câmara de Vereadores são: a legislativa, fiscalizadora, julgadora, administrativa e de assessoramento, cujas ações fazem com que a Câmara esteja em constante contato e interação com os cidadãos, sendo ela seu legítimo representante. É na Casa Legislativa que ocorrem as discussões dos assuntos de interesse da coletividade, o que imputa grande responsabilidade aos Vereadores.

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul é composta, atualmente, por 17 Vereadores, sendo seu mandato de 4 anos. A Câmara realiza reuniões ordinárias, extraordinárias, solenes, especiais e de audiências públicas. As reuniões ordinárias são realizadas nas segundas-feiras, com início às 18h.

A disponibilização de um incontável número de documentos legislativos, a transparência nas ações da Câmara e a histórica preocupação com o princípio da economicidade, sempre foram e são motivo de citações e elogios por pessoas, institutos e outros, que consideram exemplares os trabalhos do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul.

Assim, focado nos anseios dos cidadãos, na modernização e transparência de suas ações, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul está em constante busca de aperfeiçoamento dos seus trabalhos, para que os cidadãos sejam atendidos da melhor forma possível.